projeto pedagógico

1-Introdução
....... A escola brasileira, hoje, necessita de um trabalho
cada vez mais voltado para a poesia.
....... O aluno está, o tempo todo, seduzido por jogos
eletrônicos das mais diversas categorias, lan houses,
programas de televisão, Orkut, Msn, etc.
Estas possibilidades tecnológicas afastam o aluno do seu
bem mais precioso que é a brincadeira, ludismo essencial
na formação do seu caráter e personalidade.
2-Justificativa
....... No nosso entender, o trabalho com a poesia vai resga-
tar os valores essenciais do aluno na escola e no mundo.
Pensamos que um trabalho bem elaborado com a poesia
despertará no aluno os elementos essenciais para ele se
conectar, através dos sentidos (tato, olfato, audição, paladar
e visão) com o universo criativo, até então negados a ele.
....... Estes sentidos são a porta de entrada (sensibilidade)
para o mundo da percepção artístico-cultural. A poesia será,
neste caso, a mola propulsora, para o aluno ampliar seus
horizontes em todos os sentidos.
3-Texto a ser trabalhado:
....... sinfonia de papel
(projeto - música/poesia - beré lucas)
cada mão é uma mão
mão foi feita para brilhar
quando a mão toca nas coisas
mundo novo vai raiar
o papel não é só liso
papel pode dobrar
se a mão tocar no mesmo
papel vai se transformar
toda mão faz um laço
pra todinha se enfeitar
que a gravata dessa mão
só postura vai nos dar
sob o sol do céu bonito
mão é leque pra abanar
que a mão inventa chuva
pra sombrinha mão usar
mão bonita apronta festa
pra sanfona mão tocar
mão-setembro é primavera
mão é chão pra flor brotar
mão são folhas de outono
mão-vassoura pra varrer
mão são doces borboletas
asas soltas pelo ar
a mão arma uma espada
mas soldado não quer ser
que a tesoura em sendo mão
muito mais tem pra fazer
as mão usam óculos
feito galã de TV
o chinês também é mão
é gostoso a gente ser
mão com asas é beija-flor
natureza por viver
toda mão é um encanto
encantada no seu ser
mão pavão misterioso
minhas mãos são com você
se você tem uma mão
sua mão pode fazer
que o papel de toda mão
é aprontar o acontecer
4-Objetivos
....... . Identificar elementos característicos da poesia: ritmo,
rima e outros recursos pertinentes a este tipo de texto (cono-
tação, metáfora, metonímia, antíteses, etc.);
....... . Inteirar-se, através de estudos dirigidos, do conteúdo
do texto poético;
....... . Produzir textos a partir da matriz apresentada;
....... . Contextualizar a produção e divulgação do texto poético;
....... . Selecionar os elementos dos textos poéticos, para posterior
confecção;
....... . Relacionar o texto poético com a dobradura correspondente.
5-Desenvolvimento
....... O nosso projeto será executado no mês de agosto de 2009.
Para tanto a equipe organizadora já terá pronto todo o material
necessário para o desenvolvimento do mesmo: texto impresso,
material para a manipulação (papel ofício, tesoura, cola, barbante,
durex, etc.), painel para exposição, espaço para a interação.
Etapas do Processo:
1. Distribuição do texto poético;
2. Leitura silenciosa;
3. Leitura coletiva;
4. Estudo dirigido para a compreensão do texto poético;
5. Aulas expositivas / interativas para o levantamento dos recursos
poéticos do texto;
6. Selecionar as imagens visuais do texto poético;
7. Distribuir folhas de ofício;
8. Confecção de dobraduras suportes: canudos de papel e leques;
9. Montagem das imagens do texto a partir de dobraduras;
10. Interação texto poético / música e dobraduras;
11. Confecção em grupo de um painel poesia dobraduras;
12. Confecção tridimensional aérea poesia dobradura;
13. Montagem das confecções em espaços abertos ao público;
14. Abertura da exposição ao público específico e geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário