segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Tecendo a Teia

Projeto Tecendo a Teia


1 - Objetivo do Projeto


Levar o aluno a perceber que os elementos do nosso contexto (ser - linguagem) estão entrelaçados e contextualizados num processo humano / tecnológico, não só dentro de sala de aula, mas, também, no nosso dia-a-dia.

2 - Alcance do Projeto

Alunos do Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª Séries, das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares.

3 - Justificativa do Projeto

Esse projeto vai possibilitar um maior interesse dos alunos em estudar a classe de palavra "SUBSTANTIVO", inserido na sua vivência diária, de maneira lúdica e envolvente.

4 - Eixos Norteadores do Projeto

4.1 - Eixo 1

Substantivo Palavra

Concreto Abstrato


4.2 - Eixo 2

Telefone Comunicação

Tecnologia Rede

5 - Estratégia do Projeto

O poema "O Nome das Coisas" servirá de suporte, para entrelaçarmos os Eixos Norteadores de Tecendo a Teia.

6 - Suporte do Projeto

"O Nome das Coisas" (Poema de Beré Lucas).

O Nome das Coisas

Dou nome a tudo na vida
Dou nome a tudo que há
Tudo que existe tem nome
No céu na terra e no mar

O que a gente percebe
O que podemos tocar
Neste mundo concreto
Você vai me encontrar

Também sou sentimento
A idéia é meu lugar
Passeio pelas cabeças
Ninguém pode me tocar

Às vezes sou bem humilde
Estou em todo lugar
Sou igual a tantos outros
Não gosto de me destacar

Em outras situações
Sou diferente pra daná
Ando de cabeça erguida
Sei muito bem meu lugar.


7 - Intervenção 1

Na primeira estrofe do poema, o autor faz referência ao conceito de Substantivo que gramaticalmente é classe de palavra que dá nome aos seres. Pertence a classe dos substantivos os nomes das pessoas, lugares e objetos.

Sugerir aos alunos que façam uma visita ao Museu de Telecomunicações e levantem alguns nomes de pessoas ligadas à invenção da telefonia, país de origem e objeto inventado.
Ex.:



Inventor País de Origem Objeto Inventado
Samuel More Estados Unidos Telégrafo













8 - Intervenção 2

Na segunda estrofe do poema, observamos uma referência ao Substantivo Concreto: ser propriamente dito, com existência própria, independente de outros seres.

Propor aos outros alunos que façam uma listagem de objetos (palpáveis) vistos no museu. Ex.: Celulares, telefones, etc.

1. Telefone patenteado por Graham Bell (réplica)
2.
3.
4.
5.
6.


9 - Intervenção 3

A terceira estrofe do poema nos remete ao Substantivo Abstrato: designa ação, estado ou qualidade dos seres.
Ex.: Saudade, tristeza, etc.

Peça aos alunos que falem das suas sensações e sentimentos perante a visita ao museu.
Ex.: Insegurança, perplexidade, alegria, etc.
10 - Interferência 4

Releia com os alunos a estrofe quatro que tem como referência o Substantivo Comum: grupo de seres de uma mesma espécie.

Polemize: "Os celulares (telefones) são os mesmos, o que os diferencia são a Tecnologia, Operadora (Rede) e Comunicação (uso individualizado de pessoa para pessoa)."

11 - Interferência 5

A estrofe cinco conceitua o Susbstantivo Próprio: refere-se a determinado individuo da espécie. Esse substantivo tem como característica a inicial Maiúscula.
Ex.: Carlos, Brasília, Oi, etc.

Faça um círculo com os alunos e peça a cada um que se apresente na seguinte ordem:

a) Nome completo.
b) Nome do pai.
c) Nome da mãe.
d) Cidade onde nasceu.
e) Nome da operadora que utiliza.

Observação: Este projeto é apenas um esboço de uma primeira versão. Ele está sujeito a aprimoramentos e correções.

Por outro lado, nossa tentativa foi de Tecer a Teia da Comunicação, conforme exposto nos Eixos Norteadores do Projeto (item 4).
Vejamos:

Substantivo Palavra

Concreto Abstrato

Telefone Comunicação

Tecnologia Rede

Belo Horizonte, 17 de outubro de 2008.

Berenício Lucas Alvarenga (Beré Lucas)
Professor de Língua Portuguesa da
Escola Estadual Laura das Chagas Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário