Promovendo o convívio com texto poético (Maria Afonsina Matos - Professora com Especialização em Teoria da Literatura Linguística, em Redação e em Linguística Aplicada ao Ensino do Português/BA
Poesia de Beré Lucas
No que diz respeito ao extrato visual e apreensão de conteúdos existeciais da infância, o poema Menino Bobo de Beré Lucas é um exemplo:
este menino
inhec inhec
só sabe
mascar chiclete

O primeiro verso apresenta o menino. O segundo, formado pela onomatopeia inhec inhec, sugere o movimento e o barulho do menino mascando chicletes. O terceiro verso, menor que os demais, significa uma parada no movimento e no barulho, para, no quarto verso, o mais longo, fazer a bola que é identificada pela onomatopéia desenhada em forma de explosão.
Este é um exemplo de texto que é conduzido pelos limites gráficos e pelo próprio movimento reducionismo da linguagem, ou seja, recorda os elementos do mundo a ser criado e os dispõe num arranjo econômico para produzir um efeito desejado. Daí surgir os espaços vazios que terão que ser preenchidos pelo leitor e, consequentemente, incitá-los a constituir o seu imaginário, a cioná-lo e transformá-lo a partir dos ganchos que o poema lhe oferecer. Se for feita uma leitura adequada às características destes versos, ele será um texto dramatizável pelas crianças que, con certeza, vão adorar interpretá-lo, por se tratar de um texto que brinca com um hábito tão comum entre elas: mascar chicletes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário