quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

BAIRRO CONCÓRDIA - BH - MG - É ONDE BATE FORTE O CORAÇÃO DA CIDADE

BAIRRO CONCÓRDIA (ONDE BATE FORTE O CORAÇÃO DA CIDADE) - Parte I
Beré Lucas
Publicação no Jornal do Passageiro - 19/01/2001


Na década de 20, a proliferação de bairros populares tomou conta da cidade de Belo Horizonte. A antiga vilazinha denominada Vila Caiaux, um pouco acima da Floresta, se transformou na Vila Concórdia, graças ao Decreto Municipal 31, datado de 06 de setembro de 1928.
O Bairro Concórdia, historicamente, foi a primeira Vila Operária criada, na Capital, pelo então Prefeito Cristiano Machado.
Na tentativa de atender a demanda da população de baixa renda (uma vez que a área situada no Barro Preto não atendia a expectativa de moradia dos trabalhadores, na sua maioria empregados da prefeitura) foi feito, às pressas, este decreto.
Pelo que pesquisamos, existem duas versões para justificar o surgimento do Bairro Concórdia:
O da construção da atual Avenida Amazonas que ligaria, na época, Belo Horizonte à Contagem. Para tanto os moradores da região da Praça Raul Soares, Barroca e Barro Preto, que viviam em condições miseráveis, deveriam ser, estrategicamente, transferidos para uma outra região.
E o da realização do 11º Congresso Eucarístico Nacional. Pressionado pela Igreja Católica que solicitava um amplo espaço para realização deste evento e preocupado, ainda, com a aparência da cidade, Cristiano Machado transferiu os moradores deste espaço para a Fazenda do Retiro. Nesta fazenda existia pelo que nos consta, um pasto da cavalaria da Polícia Militar.
Antes da transferência do pessoal dessas favelas, já se encontravam algumas pessoas na Concórdia, região abandonada, acidentada (cheia de altos e baixos), tomada pelo mato e poucos casebres.
Os moradores, desapropriados pelo prefeito, que chegaram ao bairro, nas piores condições, assumiram seus lotes mediante sistema de aforamento e, a todo custo, pagaram estes terrenos em suaves prestações, até perder de vista.
Os primeiros moradores que aqui chegaram eram pessoas simples, humildes. Por que dizer pobres. Suas casas de adobe eram mais do que singelas e nem havia muros delimitando seus lotes. Calçamento nem pensar. Água encanada, rede de esgoto e iluminação pública inexistiam. As velas, as lamparinas e os lampiões iluminavam os casebres. A cisterna e os chafarizes (construídos pela prefeitura) saciavam a sede dessa população carente.
Só a partir de 1930 o Bairro Concórdia começou a crescer. Mas esse crescimento se deu de maneira lenta, arrastada, através de décadas. O descaso das autoridades públicas se fez notório para com o bairro. Em 1948, a Vila Concórdia recebeu o nome de Bairro Concórdia.

CONCÓRDIA (ONDE BATE FORTE O CORAÇÃO DA CIDADE) - Parte II
Beré Lucas
Publicação no Jornal do Passageiro - 19/04/2002

Durante séculos (desde a Idade Média), a Igreja Católica foi entre os povos, a socialização. Como não poderia deixar de ser, a Paróquia Nossa Senhora das Graças (criada no dia 1º de Janeiro de 1936, pelo então arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral) exerce um papel importante no Bairro Concórdia.
Desde 1944 é realizada, no bairro, um dos mais importantes eventos: a Festa da Guarda de Moçambique Treze de Maio.
O Grupo Guarda de Moçambique Treze de Maio Nossa Senhora do Rosário, fundado por Maria Cassimira das Dores (Primeira Rainha Conga do Estado de Minas Gerais), realiza, anualmente, duas festas: A Festa em comemoração a Abolição da Escravatura (em maio) e a Festa de Nossa Senhora do Rosário (em outubro).
No bairro existem dois grupos afros: a Guarda do Congo São Jorge (a mais antiga do bairro) e a Guarda da Treze de Maio.
A força e influência da Guarda Treze de Maio se revela na Folia do Boi. Como os vários "Bois" do Brasil, o "Boi da Concórdia", tem a magia de envolver os moradores. Na Folia do Boi, o bairro todo se anima. Adultos e crianças, se transformam. O ludismo toma conta de tudo. Atrás do boi, o bairro todo se movimenta, se encontra e se faz bonito.
A Escola Desembargador Barcelos, criada pela Campanha Nacional de Ensino Gratuito (CNEG), com recursos da empresa Mauá do Rio de Janeiro, empresas da região e contribuições de moradores, é uma das primeiras escolas do bairro. Com a municipalização da escola, esta passou a chamar-se Colégio Hugo Pinheiro.
O bairro conta com, mais ou menos doze times de futebol. Os times são motivos de união e/ou competição. Verificamos que os mis famosos foram o Fluminense (União Concórdia) e o Araújo (União Família) que disputavam sua partidas no Campo do Inconfidência.
A Escola de Samba-Grêmio Recreativo Escola de Samba Inconfidência Mineira (uma das mais antigas escolas de samba da cidade, fundada em 1951) foi, em épocas passadas, motivo de orgulho dos moradores do bairro. Este ano, aos trancos e barrancos, abriu o desfile do Carnaval da Cidade, com o samba enredo "Conga, Sua Vida, Sua Arte".
Que nos perdoem os leitores se cometemos algumas exclusões. Falar do nosso bairro é assunto para um jornal inteiro e nossa coluna não comporta tanto. Mas de uma coisa temos certeza:
CONCÓRDIA É ONDE BATE FORTE O CORAÇÃO DA CIDADE.

12 comentários:

  1. BERÉ, LI O PERFIL SINGELO, PORÉM PROFUNDO QUE VOCÊ USOU PARA TRAÇAR O PANORAMA HISTÓRICO DO BAIRRO CONCÓRDIA. COM POUCAS PALAVRAS, VOCÊ CONSEGUIU MOSTRAR AO PÚBLICO, AS NUANÇAS QUE NORTEARAM ESTE BAIRRO AO LONGO DO TEMPO. ABRAÇOS, PROFª. JAQUELINE - LINGUA PORTUGUSA DA ESCOLA ESTADUAL "LAURA DAS CHAGAS FERREIRA"

    ResponderExcluir
  2. e fessor bom mesmo mesmo (pedro henrique soares) turma 9a do colegio estadua silvinhano brandao

    ResponderExcluir
  3. esse bairro é um terror

    ResponderExcluir
  4. BERÉ,VC E UM EXCÊLENTE PROFESSOR!
    MEUS FILHOS SEMPRE TE ELOGIARAM.
    E SOBRE O BAIRRO VC FALOU TUDO UAIIII..RS.
    BEIJO.
    ELAINE

    ResponderExcluir
  5. beré passei pelo seu site e achei muinto iteressante suas histórias, parabéns.....

    ResponderExcluir
  6. óóóóóóóóó beréééééééééééééééééé

    ResponderExcluir
  7. óóóóóóóóóóóóóóóóóóóó BÉREeeEe ee Ee . . .. ( MenoOr ) Yaannn .. xD ..

    ResponderExcluir
  8. nossa passando por este site achei interessante
    saber que alguem se importa em resgatar histórias desse bairro.
    seria importante colecionar com moradores antigos fotos antigas!
    isso tornaria seu site ainda melhor
    fotos da igreja antiga,do coleginho eita qta saudades! desembargador barcelos historias muitas historias! foi neste colégio que me formei ! professor angelo como diretor nossa
    muito bom!
    parabéns adorei!

    ResponderExcluir
  9. professor bere gente boa continue assim...a 1mb te adora.....

    ResponderExcluir
  10. COLE BERE VC E UM OTIMO PROFESSOR BEIJOS ATE MAIS

    ResponderExcluir
  11. thaina mara t:9ma silviano brandao21 de junho de 2011 às 10:49

    bere chega de grevvveeeeee

    ResponderExcluir