segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A Importância da Libras no Processo Educacional do Aluno Surdo

A Importância da Libras no Processo Educacional do Aluno Surdo

Entendemos que a Educação é um direito social e que só tem sentido, se ela promover o ser humano. Portanto, a educação escolar está ligada a um espaço social e cultural (institucionalizado) responsável por promover o conhecimento, a cultura e, principalmente, no nosso entender, a FELICIDADE.

Em contra partida, durante muitos anos, o aluno surdo (massacrado pelo oralismo) ,no contexto escolar, era apenas um "ouvinte deficiente", largado à própria sorte. Pior: a educação escolar descumpria o seu papel social e cultural de promover,democraticamente, o conhecimento e a cultura, pois o "aluno surdo", na pseudo-inclusão, era um discriminado.


Se a Língua, segundo Saussure, é um instrumento de comunicação, um sistema de signos específicos aos membros de uma mesma comunidade, deduzimos que o ensino de Libras ao aluno surdo vai possibilitar sua integração social e cultural. Isso porque, partimos do princípio de Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma língua e ,como a Língua Portuguesa, tem também, sua estruturação lingüística: sintaxe, morfologia,etc.

A Língua Portuguesa se estrutura apoiada no verbal e no não verbal, para estabelecer o processo de comunicação; já a Língua de Sinais (Libras) está estruturada no que é essencialmente visual e isso não vai impedir que ela desenvolva, também, o processo de comunicação e integração sócio-cultural.

Ensinar Libras ao aluno surdo é, portanto, uma maneira democrática e legítima de promover sua integração na sociedade, de forma plena, para que ele se realize como cidadão e seja FELIZ.

Berenício Lucas Alvarenga

Um comentário:

  1. e ai beré cadê vc vai ai meus contatos
    rua vera lúcia pereira 75 bairro goiania
    fones:3486-3263 e 88335176
    loja de artesanato e artes e molduras
    av contagem 2109 loja 05 bairro santa inês
    fone 3485-4949

    ResponderExcluir