A Importância da Libras no Processo Educacional do Aluno Surdo
Entendemos que a Educação é um direito social e que só tem sentido, se ela promover o ser humano. Portanto, a educação escolar está ligada a um espaço social e cultural (institucionalizado) responsável por promover o conhecimento, a cultura e, principalmente, no nosso entender, a FELICIDADE.
Em contra partida, durante muitos anos, o aluno surdo (massacrado pelo oralismo) ,no contexto escolar, era apenas um "ouvinte deficiente", largado à própria sorte. Pior: a educação escolar descumpria o seu papel social e cultural de promover,democraticamente, o conhecimento e a cultura, pois o "aluno surdo", na pseudo-inclusão, era um discriminado.
Se a Língua, segundo Saussure, é um instrumento de comunicação, um sistema de signos específicos aos membros de uma mesma comunidade, deduzimos que o ensino de Libras ao aluno surdo vai possibilitar sua integração social e cultural. Isso porque, partimos do princípio de Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma língua e ,como a Língua Portuguesa, tem também, sua estruturação lingüística: sintaxe, morfologia,etc.
A Língua Portuguesa se estrutura apoiada no verbal e no não verbal, para estabelecer o processo de comunicação; já a Língua de Sinais (Libras) está estruturada no que é essencialmente visual e isso não vai impedir que ela desenvolva, também, o processo de comunicação e integração sócio-cultural.
Ensinar Libras ao aluno surdo é, portanto, uma maneira democrática e legítima de promover sua integração na sociedade, de forma plena, para que ele se realize como cidadão e seja FELIZ.
Berenício Lucas Alvarenga
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
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e ai beré cadê vc vai ai meus contatos
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