Barroco - Bissetriz da Indecisão
Ensaio Literário

................. Escultura de Benini - Santa Tereza D'Ávila
Ensaio Literário

................. Escultura de Benini - Santa Tereza D'Ávila
....... "O Barroco é a bissetriz da indecisão"
.................................................... Beré Lucas
....... O século XVII caracteriza-se por conflitos de ordem
política, econômica, social e, particurlamente, religiosa.
A Reforma Protestante, liderada por Lutero e Calvino, se
solidifica, provocando a divisão da Igreja Católica.
....... Essa ruptura do Cristianismo levou a Igreja Católica
a se organizar num movimento de reação à visão antropo-
cêntrica, cristalizada no Renascimento: a Contra-Reforma.
....... A Contra-Reforma propunha uma volta ao espiritualismo
medieval e restrita fé na autoridade da igreja.
....... Ocorre que o retorno aos valores medievais e a aceitação
da autoridade da igreja, implicaria na perda das conquistas
conseguidas pelo homem renascentista.
....... Diante disso, o impasse se estabelece, forças opostas
confrontam-se: por um lado, o antropocentrismo que o homem
não deseja perder; por outro, a visão teocêntrica que a igreja
quer reimplantar.
....... O homem se vê dividido entre os valores espirituais e
materiais; entre a fé e a razão.
....... "se vivo a terra perco o céu
....... como juntar azul e terreno
....... fico só sem ter medida
....... que a carne é doce veneno.".... (beré lucas)
....... Na tentativa de sintetizar estes valores, nasce a tensão
que se alastra pelas concepções políticas, sociais e artísticas.
....... O Barroco retrata a necessidade de conciliação de forças
antagônicas: os valores espirituais da Idade Média e as
concepções materialistas do Renascimento.
....... Quando afirmamos que "o Barroco é a bissetriz da inde-
cisão", estamos cobertos de razão: primeiro, pela própria
simetria que caracteriza este estilo; segundo, porque o
Barroco reflete a contradição do homem, seu dualismo, sua
luta perante forças opostas (céu x terra - Deus x diabo -
espírito x matéria - sagrado x profano - etc.).
....... Para melhor comprovação da nossa teoria, observe o
gráfico abaixo:

.................................................... Beré Lucas
....... O século XVII caracteriza-se por conflitos de ordem
política, econômica, social e, particurlamente, religiosa.
A Reforma Protestante, liderada por Lutero e Calvino, se
solidifica, provocando a divisão da Igreja Católica.
....... Essa ruptura do Cristianismo levou a Igreja Católica
a se organizar num movimento de reação à visão antropo-
cêntrica, cristalizada no Renascimento: a Contra-Reforma.
....... A Contra-Reforma propunha uma volta ao espiritualismo
medieval e restrita fé na autoridade da igreja.
....... Ocorre que o retorno aos valores medievais e a aceitação
da autoridade da igreja, implicaria na perda das conquistas
conseguidas pelo homem renascentista.
....... Diante disso, o impasse se estabelece, forças opostas
confrontam-se: por um lado, o antropocentrismo que o homem
não deseja perder; por outro, a visão teocêntrica que a igreja
quer reimplantar.
....... O homem se vê dividido entre os valores espirituais e
materiais; entre a fé e a razão.
....... "se vivo a terra perco o céu
....... como juntar azul e terreno
....... fico só sem ter medida
....... que a carne é doce veneno.".... (beré lucas)
....... Na tentativa de sintetizar estes valores, nasce a tensão
que se alastra pelas concepções políticas, sociais e artísticas.
....... O Barroco retrata a necessidade de conciliação de forças
antagônicas: os valores espirituais da Idade Média e as
concepções materialistas do Renascimento.
....... Quando afirmamos que "o Barroco é a bissetriz da inde-
cisão", estamos cobertos de razão: primeiro, pela própria
simetria que caracteriza este estilo; segundo, porque o
Barroco reflete a contradição do homem, seu dualismo, sua
luta perante forças opostas (céu x terra - Deus x diabo -
espírito x matéria - sagrado x profano - etc.).
....... Para melhor comprovação da nossa teoria, observe o
gráfico abaixo:

....... Conforme podemos observar no gráfico, a ordenada
(linha vertical) representa a perspectiva medieval, o homem
voltado para o alto, para Deus (Teocentrismo); a abscissa
(linha horizontal) estabelece o plano materialista, incorpo-
rado pelo homem renascentista, seus valores terrenos, o
homem como medida de todas as coisas (Antropocentrismo).
Ao centro, observamos uma bissetriz ondulada que ora se
prolonga pelo lado superior (valores teocêntricos), ora para o
plano inferior (valores antropocêntricos).
....... Essa bissetriz vai refletir a tentativa de homem barroco
tentar unificar idéias contrárias, forças opostas; reflete a sua
contradição, seu dualismo. Enfim representa a tentativa lúdica
de "em meio aos fantasmas da inquisição e do poder absoluto
dos reis, a válvula de escape do jogo criativo, do jogo ritual."
(Afonso Ávila)
....... O Barroco pela própria condição do seu aparecimento, ou
seja, o homem dividido entre duas forças opostas, é o estilo
caracterizado pela simetria de composição, pelo retorcido e
monumental; pelos efeitos claro e escuro; pela escolha de
cenas caracterizadas pela dramaticidade.
....... Especificamente na Literatura observamos o uso constante
de frases interrogativas que vão refletir a incerteza desse homem:
.............. "porém, se acaba o sol, porque nascia?
.............. se tão formosa é a luz, porque não dura?"
....... Na tentativa de preencher o vazio, o homem barroco joga com
as palavras (Cultismo), ou joga com as idéias (Conceptismo) e, nas
Artes Plásticas, exagera no detalhismo.
....... Arte Barroca é o reflexo de uma situação contextual
contraditória. Porisso o artista deste período se expressa contradi-
tóriamente: seus sentimentos são exaltados, as paixões dominam
a sua alma, o tempo dilacera o seu espírito e o sagrado e o profano
entorpecem sua vida.
....... "O Barroco é a Bissetriz da Indecisão."
Nenhum comentário:
Postar um comentário